Eccellenza

---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------

a boa pizza de Botafogo.
Rua Visconde de Caravelas, 121. Botafogo. tel. 2535-0591 (clique para ver mapa)

revisitando em 16janeiro2011
O Eccelenza é uma referência de boa pizza. Vai uma sugestão: Peça uma salada Eccelenza de entrada. Se não gostar de alho, solicite que tirem os alhos crocantes da salada padrão. Se não gostar da cebola, que é meu caso. peça para tirar também. A salada dá para três pessoas, se a fome for pouca. Em seguida, divida uma pizza. Ainda como sugestão, que tal uma portuguesa. A massa deles não é muito fina, é na medida certa para ser saboreada. A visão dos pizzaiolos trabalhando dá a garantia de que a comida é feita com higiene. O vinho tem bom preço. Dá para tomar uma taça de carménère por R$12. A pizzaria de Botafogo tem a receita para a casa cheia na noite de domingo.

revisitando em 12janeiro2008
A pizza continua saborosa. A salada clássica, que leva o nome da casa, é um boa pedida. Ela traz de tudo: mussarela, rúcula, tomate seco e vai por aí. Para quem não gosta, peça para tirar a cebola e o alho. O resultado é muito bom. Faz boa combinaçao com uma pizza da massa fina a casa.

Aparecem vinhos baratos na carta. É possível tomar um Malbec por apenas R$30. Há que ter tolerância com a qualidade do vinho. Mas, pelo preço, está de acordo.

revisitando em 08setembro2006
A antiga Stravaganze foi para a Maria Quitéria, em Ipanema. A casa de Botafogo mudou para Eccellenza. Tirando as trocas de sócios e mudanças de endereço, a pizzaria de Botafogo continua muito boa.

em 29março2002
O chef Dudu Camargo, dono dos restaurantes La Via Vecchia e Fratello, de Brasília, abriu uma pizzaria no Rio, a Stravaganze. Localizada numa casa de dois andares na Visconde Caravelas, que já foi restaurante em tempos idos. A pizzaria fica perto da esquina com a Capitão Salomão, historicamente dominada pelo Aurora e o Plebeu (hoje em dia, mais plebeu do que nunca). Juntando o Madame Vidal e o Botequim, ali por perto, e a Caravela do Visconde, quase em frente, fica bem demarcada esta área de restaurantes no Rio.

O Stravaganze nos oferece pizzas com saborosa massa e combinações coloridas de presunto, queijo e verdes. A cobertura das pizzas não é torturada pelo forno. O presunto de parma se apresenta fresco. A rúcula é alegre como se colhida recentemente. Uma profusão de opções permite retornar com frequência para novos experimentos. Além da pizza, o pão da casa é uma entrada agradável. A salada Stravaganze é minha recomendação incisiva. Pomodoro, presunto, queijo, alface e outras coisinhas mais (que tal um alho sorrateiro distribuído com parcimônia?) permitem aos mais preocupados com o peso se satisfazerem sem investir nas massas. Eu, particularmente, sugiro combinar salada e as pizzas. Fica ótimo.

O lugar, com paredes nuas, sofre um pouco com o barulho dos fregueses mais exaltados. Mas, nada que impeça o brilho das pizzas. Além disso, Stravaganze tem Marina. Ela é a simpática morena paulista (já quase com sotaque carioca) que nos recebe à porta e age para que fiquemos confortável. E consegue. Seu sorriso iluminado nos predispõe a saborear as desejadas pizzas. Torcemos para que Marina continue na Stravaganze e que a Stravaganze prospere em Botafogo.




2 comentários em “Eccellenza”

  1. Parabens a equipe eccellenza,o atendimento muito bom e o chef cadu e seus pizzaiolos que fazem com carinho essas delicias.

  2. Assisti há cerca de uma semana uma cena lamentável em um dos melhores restaurantes do Humaitá. Em uma noite, comendo pizza no restaurante Eccelenza, assisti dois casais serem hostilizados pelo subgerente do restaurante. Os casais estavam comentando que um casal de homosexuais, tentou matricular o filho(a) em um renomado colégio católico e não foi aceito. Essa atitude estava sendo comentada como discriminação pelo colégio. O jantar dos quatro foi interrompido de forma agressiva pelo subgerente, que se achou no direito de dizer que eles não podiam fazer comentários sobre gays naquele restaurante, já que parte dos funcionários compartilhavam desta opcão sexual. A liberdade de expressão deve ser respeitada, salvo em caso de preconceito, o que posso garantir que não estava ocorrendo naquele momento. Além disso, os comentários não foram direcionados aos funcionários do restaurante, estavam sendo feitos em uma conversa particular. Em resumo, o que eu assisti foi um completo desrespeito ao cliente e ao bom nome do restaurante, já que tanto eu, quanto familiares dos casais e os próprios, jamais voltaremos a comer lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.