O Mito da Vitamina C

Virou quase uma religião. As pessoas tomam vitamina C mesmo estando comprovado que ela não serve pra nada. É fato: vitamina C não cura resfriado. Se você exagerar e tomar doses muito altas, numa frequência elevada, a vitamina pode fazer mal a seu fígado. Sem novidades. Qualquer droga consumida de forma exagerada vai ser ruim pro fígado da criatura. 

Reconheço que ao dissolver uma pastilha de Cebion num copo d’água, depois ouvir o barulho das borbulhas, e sorvermos o líquido laranja com gostinho de refresco, ficamos certos de que fazemos algo saudável. Infelizmente, não. 

Linus Pauling ganhou o Prêmio Nobel. Fez várias contribuições notáveis para a ciência. Mas seu maior feito foi criar um negócio de bilhões de dólares disseminando a ideia errada de que vitamina C cura gripe. Ele tentou uns ensaios fajutas para comprovar o efeito da vitamina C. Não conseguiu. Mas, mesmo assim, criou o mito. Ainda hoje, a venda do placebo vitamina C rende zilhões para a indústria farmacêutica. 

Depois de ler esse artigo, você fica sabendo que a vitamina não ajuda em nada. Fica valendo o ditado: “Um resfriado bem tratado se cura em sete dias. Se for mal tratado, você fica bom em uma semana.”

Veja também artigo: WhatsApp does vitamin C actually do?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.