Warren Buffett e a Análise de Balanços – Mary Buffett, David Clark

Acho que a tradução acima está boa para o título “Interpretation of Financial Statements, The Search for the Company with a Durable Competitive Advantage”, de Mary Buffet e David Clark. É um livro pequeno, com capítulos curtos, que vale quanto pesa. Do alto de sua fortuna de 50 bilhões de dólares, Buffett nos ensina como identificar as boas empresas para se investir. A propalada maneira com que Warren Buffett avalia as empresas em que investe é apresentada no livro de maneira clara e simples. Esta é a maior virtude da obra. A escritora, Mary Buffett, esposa do bilionário, prima pela didática ao mostrar conceitos contábeis reconhecidos por serem antipáticos de lidar. O estilo adotado é explicar “como se o leitor fosse uma criança”. O resultado final é muito bem sucedido. O livro serve como um curso eficiente de contabilidade gerencial.

Há uma tirada famosa de Warren Buffett: “Tem homens que gostam de ler Playboy. Eu gosto de ler balanços de empresas.” O livro utiliza o vasto conhecimento de Buffett sobre o assunto para nos ensinar como procurar o que ele chama de empresas com “vantagens competitivas duradouras”. Descrevendo cada item de um balanço, recheando com comentários sobre famosas empresas americanas, ele disseca o que é interessante olhar nos resultados financeiros das empresas. Exemplos de empresas que Buffett gosta, como suas preferidas Coca-Cola e a fabricante de chicletes Wrigley, são usados para ilustrar seus argumentos. Sem dúvida é razoável ele dizer que não gosta de investir numa empresa como Intel, que precisa investir cerca de 50% de seus ganhos em pesquisa e desenvolvimenteo, senão estará fora do mercado em menos de um ano. Buffett nos lembra que a Coca-Cola gasta em pesquisas 0%. Dá no que pensar, não é? Ele pisa sem dó nas empresas que considera péssimos investimentos. Buffett se diverte jogando tomates nos fabricantes de automóveis e empresas aéreas. Notem que o livro foi lançado em 2008, a GM e outras já estavam mal, mas ainda não tinham quebrado e necessitado de socorro pelo governo americano. Veja o final de um comentário dele sobre empresas que têm dificuldades crônicas de gerar receita: “Delta Airlines and Northwest don´t earn anything because they don´t earn any money.”

Para quem quer investir na bolsa de valores, este é um resumo perfeito do que se deve saber para avaliar uma empresa. Se você quer investir de maneira mais estruturada, com uma visão de ganhar dinheiro no longo prazo, este livro não pode faltar em sua estante.

você também achará este artigo interessante: Como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.