Gordes e Roussillon, França

---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------

As duas cidades próximas (ver o mapa) exibem o contraste entre a pedra e o barro. O contraste das cores dessas duas cidades, cada uma bela a seu modo, recomenda visitá-las numa mesma estirada. Gordes se especializou em construções com pedras. Roussillon tirou partido de sua terra colorida para definir sua imagem.

Gordes é uma das mais belas vilas da Provence. Como outras, segue o modelo de se situar numa montanha, com uma vista privilegiada para a planície em frente. A combinação de suas construções forma conjunto harmonioso que corresponde às cidades de nossos sonhos. Podemos dizer que ela está entre os grandes “retratos” de cidades. O uso da pedra nas construções de Gordes dá um tom árido à cidade quando vista de perto. Entretanto, não é nada que atrapalhe a beleza de suas ruelas e cafés. É visita inevitável para quem passa pela Provence. A foto abaixo é aquela “clássica”, que tiramos quando chegamos a entrada da cidade. Até o filme “Um Ano Bom”, passado na Provence, utilizou esta imagem.

gordes

Roussillon é a cidade do ocre. A terra das encostas de seus morros tem essa cor. A cidade parece um ensaio sobre variações do ocre. O efeito é muito bom. A cor quente torna a cidade aconchegante e convidativa aos passeios a pé.

roussillon


O parque onde a terra exibe a famosa cor merece uma visita. A foto abaixo mostra o paredão que domina a área do parque.

roussillon

De novo, lembro a vocês que como passei por estas cidades fora da temporada, elas estavam arrumadas para eu ver as casas e tirar fotos, mas, infelizmente, pareciam desertas e sem os cafés abertos para saciar meu vício. A combinação de cores das casas de Roussillon é um convite para fazermos belas fotos. Deixo mais uma.

roussillon

[Gustavo Gluto]
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.



3 comentários em “Gordes e Roussillon, França”

  1. Olá,
    Estamos planejando,eu e meu marido,uma viagem p/ Provence e Paris em Agosto,poderia nos enviar mais dicas p/ Agosto – 15 dias
    Obrigada

    Respondendo: Oi Claudia. Não tenho mais dicas sobre a viagem na região. Deixo sua consulta para os visitantes ajudarem. Boa viagem.

  2. Olá! achei interessante essa cidade, sou formada em turismo e ainda pretendo visitar a França, e vou seguir suas dicas.

  3. Olá!
    Meu nome é Mirian Cris. Sou pesquisadora de cultura, artesã, violeira e escritora. Estudo francês (sou iniciante). Meu novo livro, que se chama Ocre – Fragmentos de Arte, será lançado em breve. Por isto me interessei por esta bela cidade da França.
    Gostaria de receber mais informações sobre ela
    Obrigada!
    Mirian

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.