---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. tel. 3284-7400 (veja o mapa)
Imperdível para quem visita o Rio. A casa do banqueiro Walter Moreira Sales, criador do Unibanco, falecido em 2001, é uma jóia da arquitetura nacional. Localizada no alto da gávea, no final da Rua Marquês de São Vicente, já no caminho para o Parque da Cidade, a mansão impressiona pelo desenho e pompa. Sua proximidade da favela da Rocinha, que se expande em ritmo acelerado ali por perto, cria significativo contraste entre este castelo moderno e a desordem urbana do Rio de Janeiro. A casa, projeto é do arquiteto Olavo Redig de Campos, foi construída nos anos 40. Segue a grandiosidade do estilo de Niemeyer. A combinação de linhas retas, curvas, o uso do concreto, a colocam como exemplo da arquitetura de vanguarda brasileira da época. Os jardins e murais em azulejos, de Burle Marx, completam o conjunto arquitetônico. A casa foi alterada para abrigar exposições, com resultado excelente, que permite divisar a pompa do estilo de vida do banqueiro, embaixador e ministro Moreira Sales. A manutenção esmerada das instalações é mais um motivo de prazer para o visitante.
A área externa impressiona, com a bela piscina em curvas e o pequeno riacho passando ao lado da construção. Não deixem de prestar atenção às maçanetas das portas, em estilo Art Nouveau. Uma simpática cafeteria oferece sanduíches e é lugar propício à prática do café espresso. O estacionamento interno é gratuito.
A casa teve papel de destaque como personagem do filme Santiago (2007), de João Moreira Sales, filho de Walter Sales. O filme é como se um cômodo a mais da casa e mais um fator para motivar a visita. Trata-se de um caso de “veja o filme e conheça a casa” ou o contrário. O filme Santiago está disponível em DVD (clique aqui para comprar pelo Submarino).
Vejam detalhes do projeto em “Casa de banqueiro, centro cultural“.
Prezados senhores organizadores da exposição de fotos da familia
Imperial no exilio.
Gostei muito da disposição das fotos mas a leitura que indica o reconheçimento de cada quadros estão mal colocada. e bem abaixo de modo que força a posição do corpo
tornando dificil a leitura. Sei que esse pormenor não é de orçada dos organizadores mas bem que poderiam pedir á museologa para atender esse pequeno pedido.
Cordialmente agradeço
Hélène Marie Therese
Rspondendo: Oi Hélène. A gente não é da administração do Instituto. Sugerimos entrar no site do IMS. De todo modo, deixamos seu comentário e solicitação.
O IMS é motivo de orgulho para todos os brasileiros, pois dá uma demonstração viva de que a competência viabiliza os resultados do dinheiro aplicado.