---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------
atenção: este restaurante já fechou, ficou a história …
Rua Dias Ferreira 410. Leblon (ver mapa)
O Alt München é o tradicional alemão do Leblon. Poucos falam seu nome corretamente, mas a casa conta com uma freguesia fiel que já vem de muito tempo. É um lugar agradável, onde você tem de saber escolher o lugar para sentar. Quando o pessoal começa a pedir fondue, o ar da sala interna fica um pouco turvo e a gordura se distribui no recinto. A roupa e os cabelos dos comensais absorvem o cheiro e o gosto do fondue, fazendo você lembrar do restaurante pelo resto da noite e até o outro dia. Ou seja, é melhor sentar na varanda.
Apesar do nome alemão, o Alt München não se restringe à comida germânica. Claro que você pode comer um bom kassler ou salsicha de Viena, entretanto o lugar não poupa esforços para ser um centro de integração internacional através da culinária. Vejam só. O dono do restaurante é judeu. Ali na varanda, o cearense Roberto atende com presteza e qualidade. O estilo da casa passeia, além do alemão, pelo húngaro (que tal experimentar um goulash?) e sofre a influência indiana. O Mah-Meh, por exemplo, é uma combinação de carnes diversas com talharim ao curry cuja origem, pelo menos no Brasil, está no antigo e finado restaurante Alpino, no Jardim de Alah. Para mostrar como a casa vai fundo no ecletismo, lá você também pode comer uma paella valenciana.
Depois desse passeio geográfico, fica a recomendação do continente africano (pelo menos no nome): o Filet Mignon Madagascar, com molho de pimenta verde e batatas rösti. Há também uma entrada de destaque combinando alcachofras e fígado de pato produzindo saboroso efeito e que merece uma excursão.
Pois é. Vale a pena conhecer o lugar. E depois, é só escolher seu prato preferido e se juntar aos aficionados que sempre retornam ao alemão do Leblon.