---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------
Listamos algumas dicas de tarefas de última hora que não devem ser esquecidas para quem vai viajar. Depois de tudo que lembramos de fazer para preparar uma viagem, tem algumas coisinhas que podemos fazer para nos poupar trabalho e até alguma grana. Vamos a elas:
– suspender entrega de jornais e revistas. Você não vai ler o jornal enquanto viaja. Suspenda a entrega do jornal e ganhe alguns dias a mais no prazo de validade de sua assinatura. Se sua viagem for para uma cidade no Estado do Rio, você pode pedir a transferência da assinatura. Por exemplo, continue recebendo seu O Globo na casa que alugou em Búzios para passar o verão…
– seguro de viagem. Se você vai para a Europa, não esqueça de providenciar o seguro obrigatório exigido pelo tratado de Schengen. Deve ter uma cobertura de até 30.000 euros. Os cartões de crédito oferecem de graça, se você estiver comprando a passagem usando seu cartão.
– pagamentos na ausência. Esta é óbvia. Não esqueça de pagar antes ou programar os pagamentos que acontecerão em sua ausência.
– avisar a operadora do cartão de crédito que estará viajando. Os cartões internacionais pedem para você avisá-los para que país viaja e durante qual período. Isso facilita o controle de roubos e uso indevido do seu cartão.
– algumas outras coisas que merecem atenção na sua ausência. Quem vai cuidar do cachorro? Se você esquecer seu cão sózinho em casa, é melhor doá-lo a alguém que goste dele. Quem vai regar as plantas? Quem fica com a chave da casa para se houver uma infiltração, o síndico poder entrar no seu imóvel para resolver o problema. Seu carro vai ficar parado muito tempo? É bom ter alguém que vai ligá-lo para não deixar a bateria ir embora.
– fazer hedge das despesas em dólares. Esta é mais sofisticada. Se você acha que o dólar pode variar muito de preço entre o momento em que você você estará fazendo suas despesas no exterior e a hora que vai pagar a fatura, faça um hedge e se proteja das variações cambiais. Se você acha que vai gastar 2.000 dólares, compre esses mesmos dólares antes de viajar e garanta que o preço de sua viagem está fixado. Se você retornar e o dólar tiver subido muito, venda aqueles dólares que comprou antes e pague sua fatura do cartão sem sofrer. Você também pode optar por um fundo cambial como maneira de ter uma grana rendendo atrelada à variação do dólar.