---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------
Em artigo anterior (ver artigo) contamos sobre a viagem da capital da Ilha de Santiago até a cidade de Tarrafal, bem ao norte da ilha. Neste artigo, falamos da viagem de retorno a Praia.
Depois do almoço, antes de partir, da murada da varanda do restaurante Baía Verde, apreciamos mais uma vez a bela vista da praia de Tarrafal.
Os barcos coloridos dos pescadores, deixados na areia, permitem fazer uma foto com alguma pretensão de beleza.
A cidade segue o padrão de casas no estilo português, de apenas um andar, pé direito alto para melhorar a ventilação, com janelas junto a calçada estreita. Mas é um fusca esquecido numa rua vazia que proporciona boa oportunidade para o fotógrafo.
Na saída da cidade, vemos as crianças que jogam bola e levantam poeira num campo de futebol de tamanho oficial, onde o gramado foi substituído por terra batida e seca. Um bom retrato do papel da água (ou da falta dela) na definição da vida dos cabo-verdianos.
E o caminho continua. Me contaram que a flor da foto é a aloe vera (que produz cremes para pele). Ela é plantada junto da estrada. Deve ser doce pois as abelhas a adoram. A flor é bonita e seu amarelo se destaca na vegetação de arbustos das áreas secas.
Viagem de Tarrafal para Praia pela Costa Leste da ilha segue o litoral, que oferece belas paisagens. Depois de Porto Formoso a estrada vai junto ao mar mostrando a costa composta de escarpas que descem para o mar.
Nessa época, o leito dos rios ficam secos e são usados para plantar. O contraste entre o mar azul e a terra com poucas árvores é intenso. A estrada serpenteia, recuando para contornar pequenas enseadas ou a foz dos rios sem água.
Do lado direito da estrada, perto de Calhetas, os perfis das montanhas da região central da ilha se apresentam ao longe com diferentes tons de cinza, num belo desenho.
Fora das regiões mais ricas, a água precisa ser transportada em recipientes, não há água encanada. O dia a dia exige que se busque água nas fontes e poços disponibilizados para a população se abastecer. Mesmo perto da capital Praia, ir buscar água é prática comum. Na estrada, as mulheres mostram o equilíbrio carregando as latas d’água na cabeça.
Um corte que o mar fez na rocha cria uma pequena praia (cerca de 5 m de comprimento) com areia escura e pedras. O contraste rocha e mar, como sempre, cria boas imagens.
A partir de Achada Fazenda, a estrada retoma o interior da ilha, na direção sul, para atingir a capital Praia. Já mais próximos da cidade, ao final da tarde, as rochas moldadas pela erosão desenham belo perfil.
[Gustavo Gluto]
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.
cabo verde é maravilhoso tive a oportunidade de visita-lo em 2010, conheci a ilha do sal
boa vista , são vicente, e santo antão. foi inesquecível gostei tanto que estou indo outra vez.
18/06/2012
a cidade de tarrafal é bonita e suja
que fotos lindas faz algunas com mais luz
Achei Cabo Verde muito interessante. Seus artigos me deram vontade de conhecer. Quem sabe? A planta que vc quiz dizer é ALOEVERA?
Parabéns pelas fotos.