---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------
A partir de San Martin de Los Andes, sem viajar muito, é possível conhecer belos lagos e desfrutar da beleza das florestas da Argentina. É fácil chegar à fronteira com o Chile. Recomendo utilizar um dos pontos de piquenique para descanso do corpo e prazer para os olhos.
O passeio a Hua Hum é bom para quem não quer viajar muito, mas muitos lugares bonitos. O percurso de cerca de 100 km pode ser feito numa tarde. Toma-se a saída ao norte de San Martin de Los Andes em direção a Junin, logo aparece sinalização indicando a saída à esquerda para a Rota 48, que leva ao passo internacional Hua Hum na fronteira com Chile. A estrada de terra muito bem cuidada percorre trecho plano antes de começar a tangenciar o Lago Lácar.
Depois, serpenteando na montanha, a estrada, protegida do sol, preserva a neve na pista.
Aparecem acessos à margem do lago com belos lugares para piquenique.
As árvores vão até a beira da água criando locais de extrema beleza.
A sorte estava conosco. Até a simplicidade das árvores com o céu azul de fundo compunham efeitos deslumbrantes.
Vale uma parada na bela Hosteria Hua Hum, lugar afastado de San Martin, mas com privilegiada vista para o Lago Lácar. Se você quer se perder do mundo por uns dias a hosteria é boa opção para se esconder.
Avançando se chega ao Lago Nonthué e ao passo Hua Hum, na fronteira com o Chile. Já de volta, perto da oficina da duana, tomando à direita e cruzando uma ponte, há um belo ponto para piquenique junto ao lago. Fizemos lanche inesquecível neste local: sanduíche de queijo, presunto e pastrami. É hora de usar a máquina fotográfica novamente.
Depois daí segue caminho estreito que leva, depois de 8 km, ao Lago Queñi. A estrada é difícil e a velocidade não passa de 10 km/h. Não chegamos ao lago. A falta de tempo e a dificuldade da estrada impediram. Fica para algum dia.
O guia turístico Guia Cordillera Verde informa que, a partir do Lago Queñi, se pode chegar, depois de uma hora e meia de caminhada, a um riacho de água térmica cujo banho, nas palavras do guia “é uma panacéia para recuperar o cansaço, não só da marcha, mas também de todo um ano de trabalho.” Ficamos devendo esta. É dica para os aventureiros.
Depois foi só voltar pela estrada com neve…
… até chegar de novo ao plano para retornar a San Martin de Los Andes.