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A gente, como os fantasmas da história, só vê o que queremos ver. Ainda mais quando o diretor e o roteirista dão uma mãozinha.
Depois do ridículo Bruxas de Blair, enfim o gênero terror trouxe algo de qualidade para as telas. O Sexto Sentido é uma boa surpresa para quem gosta de cinema no geral. Para quem curte tomar um bom susto, é puro prazer. Na sessão que assisti, o pessoal parecia ter ensaiado antes, o grito de medo saia bem afinado, todos berrando juntos.
A história do psicólogo infantil que tenta resgatar um fracasso profissional anterior curando um menino com sérios problemas mentais – e que problemas, o garoto tem o mau hábito de ver pessoas que já morreram – é contada com inigualável premeditação. O ritmo propositadamente lento da narrativa nos conduz com precisão pelo sofrimento dos atormentados médico, paciente e mãe da criança. Bruce Willis, no papel do Dr. Malcolm Crowe, até por ser Bruce Willis, é perfeito para o personagem. O menino ator Haley Joel Osment responde bem a um personagem infantil que necessita das expressões faciais corretas.
Sexto Sentido é envolvente e nos coloca no lugar certo para apreciar os esforços do Dr. Crowe para orientar o pequeno Cole no seu contato com os mortos. A mistura de suspense, terror, paranormalidade, fantasmas, sustos e mágica tem dosagem equilibrada para atingir o objetivo do filme. A lapidação realizada pela equipe do diretor Night Shyamalan nos roteiro e edição de Sexto Sentido fará com que não esqueçamos das dificuldades por que passa o personagem de Bruce Willis.
Depois do acerto de Ghost, do fracasso de Cidade dos Anjos, a utilização do tema “almas do outro mundo” para produzir bom exercício de cinema é um fato de destaque. A gente vê O Sexto Sentido e gosta. Fica na lembrança uma frase importante do filme, dita pelo pequeno Cole: – Os fantasmas só vêem o que querem. No caso de Sexto Sentido, eu acrescentaria: – Nós, os espectadores, também!
Observação: Daqui para a frente, por favor, só leiam os que já viram o filme!
Puxa, que bom poder comentar o filme sem ter que esconder o final!
Sexto Sentido não é um filme de terror. Se for para dizer qual o tema do filme, eu diria que é mágica. O filme trata da arte de esconder o fato principal com movimentos laterais, como aqueles que os mágicos fazem com uma mão enquanto, com a outra, escondem a moeda. Bruce Willis nos mostra isso no filme. E o diretor Night Shyamalan faz esse truque ao longo de todo o filme. É uma grande brincadeira de cinema. Um exercício de deslocamento de ponto de vista. Uma montagem onde o posicionamento do contador da história nos encaminha para uma leitura superficial e tradicional dos acontecimentos. Mas – essa é a mágica – a verdade da história é outra.
Sexto Sentido é filme para se ver duas vezes. Daqui a alguns meses, pegar a fita na vídeo locadora, se armar de pipoca e CocaCola, e acompanhar as narrativas das diferentes realidades: a visão da mãe, a visão do menino e, ainda, uma terceira, o ponto de vista do médico. Aí, vamos lembrar, com prazer, a cena do restaurante (didaticamente repetida no final); ou aquela do médico correndo atrás do carro do novo namorado de sua esposa; ou o médico no sótão vendo o namorado convidar sua mulher para uma viagem de fim-de-semana e tantas outras. O que vocês acharam da cena da mãe chegando com o filho e “deixando” o garoto na companhia do Dr. Crowe (Willis)? Por que naquela hora não estranhamos a mãe não cumprimentar o terapeuta?
Você sacou tudo antes? Eu não! Fui enganado direitinho pela mágica de Sexto Sentido. E olha que, no fundo, a história é a mesma de Ghost. O artista principal morre no início! Mas, a gente, como os fantasmas da história, só vemos o que queremos ver. Ainda mais quando o diretor e o roteirista dão uma mãozinha.
Sexto Sentido é filme para se ver duas vezes. Daqui a alguns meses, pegar a fita na vídeo locadora, se armar de pipoca e Coca Cola, e acompanhar as narrativas das diferentes realidades: a visão da mãe, a visão do menino e, ainda, uma terceira, o ponto de vista do médico. Aí, vamos lembrar, com prazer, a cena do restaurante (didaticamente repetida no final); ou aquela do médico correndo atrás do carro do novo namorado de sua esposa; ou o médico no sótão vendo o namorado convidar sua mulher para uma viagem de fim-de-semana e tantas outras. O que vocês acharam da cena da mãe chegando com o filho e “deixando” o garoto na companhia do Dr. Crowe (Willis)? Por que naquela hora não estranhamos a mãe não cumprimentar o terapeuta?
Você sacou tudo antes? Eu não! Fui enganado direitinho pela mágica de Sexto Sentido. E olha que, no fundo, a história é a mesma de Ghost. O artista principal morre no início! Mas, a gente, como os fantasmas da história, só vê o que queremos ver. Ainda mais quando o diretor e o roteirista dão uma mãozinha.
(Eugenia Corazon)
Gostaria de dar pitacos mesmo é a respeito de livros, terminei de lei “Ilusões perdidas” de Honoré Balzac, estou maravilhada,não com as canalhices da trama,mas com a narrativa, a realidade de outrora que engatinhava rumo à imprensa atual. Realmente,pra quem não gosta de clássicos, é uma boa oportunidade de mudar de opinião. Vale a pena.