Por que os senadores roubam?

---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------

uma explicação técnica para os corruptos brasileiros

Por que os senadores roubam? Eles têm boa vida. Ganham bem. O trabalho de liderar o legislativo de uma nação deveria ser por si só gratificante. Mesmo assim, eles buscam riqueza financeira por caminhos escusos. E fazem isso roubando o dinheiro do povo. Há explicações de todo tipo para este procedimento corrupto. Vejamos uma explicação técnica. Em seu livro Colapso, recém comentado em nosso site, Jared Diamond apresenta o que os economistas e cientistas sociais chamam de “comportamento racional”, quando acontecem ganhos da minoria com prejuízo da maioria. Deixemos que as palavras de Diamond expliquem: “Cientistas chamam este comportamento de “racional” precisamente porque ele emprega um raciocínio correto, mesmo que possa ser moralmente repreensível. Aqueles que perpetram este modo de agir sabem que sempre poderão se safar com seu mau comportamento, especialmente se não há lei contra seu modo de agir ou se a lei não é efetivamente exercida. Eles se sentem seguros porque são tipicamente poucos em número e altamente motivados para obter altos lucros, sem risco e imediatos. Já as perdas são distribuídas por grande número de indivíduos, dando pouca motivação para lutar contra aqueles que tiram vantagem, pois cada um dos muitos perdedores perde apenas um pouco. Mesmo se conseguirem desfazer o golpe das minorias oportunistas, receberão apenas pouco, incerto e distante retorno.”

A argumentação de Diamond explica a baixa reação do povo brasileiro contra senadores (e deputados) que são pegos enfiando a mão no bolso dos contribuintes. Do lado dos políticos, é comum a prática de buscar grandes ganhos pessoais na atividade pública. A impunidade é grande, o que favorece suas ações. Do lado da população, que vêem seus impostos surrupiados por verdadeiras quadrilhas, a reação não acontece. Por quê? Porque é difícil e pouco efetiva! Não é que o público aceite o comportamento corrupto. Racionalmente, a população não vê recompensa na luta contra os políticos. Os ganhos serão pequenos. O retorno é difícil de ser sentido. A repetição dos casos e a falta de corruptos pagando pelos seus delitos reforça a sensação de impotência do povo.

As pessoas tentam usar eleições para mudar o cenário. Os eleitores se mobilizam e buscam mudanças políticas, como aquelas acenadas pelo PT nas últimas eleições presidenciais. Assistimos nossas campanhas populares desembocarem em escândalos dentro do governo e entre seus aliados. Fica a sensação de que todos roubam, não adianta trocá-los. O resultado é a desilusão, reforçando a papel de perdedor da maioria, descrito por Jared Diamond. Quando a corrupção será levada à Justiça? O comum é Renans e Rorizes saírem pouco machucados. A população sai ferida ao constatar que o modelo premia o ladrão.

É curioso que o povo brasileiro pode ser extremamente motivado para ações que lhe trarão pouco retorno. Mais de 20 milhões de pessoas votaram para escolher o vencedor do último programa da série Big Brother. Os brasileiros se mobilizaram para votar e fazer do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, uma estátua de discutível beleza, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. As duas campanhas têm pouco ou nenhum retorno sobre a vida das pessoas. Já contra os canalhas do Senado, além da cobertura competente da Imprensa, pouca mobilização foi vista nas pessoas. Cadê o povo?

Para não dizer que não estou propondo nada, façamos o seguinte: Usemos a Zona Sul do Rio para protestar. Todo domingo, na praia de Ipanema, em frente à Rua Francisco Otaviano, ao meio-dia, paremos para um minuto de silêncio contra a corrupção.

6 comentários em “Por que os senadores roubam?”

  1. Esse vício maldito que aflige toda a sociedade, não deixa de ser hereditária, pois os colonizadores a trouxeram para cá, a simplicidade e desconhecimento dos índios, bem como toda a geração deles foram dizimadas e ficamos com a herança dos exploradores, e somos explorados até hoje sem ninguém para defender toda essa população de analfabetos de política e de seus próprios direito. Temos conhecimento apenas de nossos deveres e obrigações. Quanto mais ignorante é um povo, mais caro se paga por isso aos seus administradores, ou, Políticos Corruptos onde tudo se pode fazer em nome da lei, Impostos inimaginaveis aprovados e cobrados do contribuinte, onde o peso de tudo isso mata aos poucos toda a nação. Não consigo entender por que um político tem tantos direitos mesmo comprovado grandes rombos à nãção, não são banidos da política e obrigados a devolver o capital roubado, vêz que é comprovado, e continuam na política por vários mandatos, ou até morrerem, pois do contrário não deixam essa pizza para ninguém, ou não dividem com o povo o que é do povo. Sou revoltado com nossa política e muito mais com nossos políticos..

  2. Morando no interior de M.G. pouco ou nada posso fazer. Entretanto, como não existem mais lideranças congênitas nem na ala estudantil com a UNE, nem dos Caras Pintadas(ou não), nem dos PCs da vida( posto que ascenderam ao poder), sugiro que se conclame os “intelectuais.” Será que surge alguma Cristiane Torloni ou Marieta Severo ou Glorias Pires da vida para dar o primeiro brado? Fica a singela sugestão.

  3. Existe um grave problema global, uma doença que ainda não foi catalogada. Mas pode ser entendida no debate interno que existe no filme “Onde os fracos não tem vez”. É a ganância humana. Acredito que existem pessoas que realmente defendam suas bandeiras, como o socialismo ou o anarquismo, mas esses dois regimes por exemplo, esquecem que pessoas precisam de policiamento e leis, porque elas são ganânciosas, em níveis diferentes, mas sempre o mais malandro irá subir ao púlpito.
    Por outro lado existem aqueles que acreditam que pode solucionar tudo mandando uma fila de pessoas para o paredão.
    Todos os regimes fracassaram, e estamos começando a ver o fracasso do capitalismo.
    As pessoas tem a tendência de distorcer tudo em seu próprio favor, e é isso que faz no Brasil o povo permanecer votando em quem rouba.
    É a famosa frase: “Rouba mas faz”
    No fundo, nosso povo é instruído a ser desonesto desde que nasce. E isso não irá mudar, já que o cíclo está fechado, e os ultimos governos que tivemos criaram uma fantástica arquitetura muito efetiva para ludibriar o país.
    Estamos em campanha para prefeito e vereadores, não vi NENHUM candidato citar os golpes do governo federal ou que é contra o atual presidente. Por que não?
    Ideologia é algo que no Brasil é punido com a morte, ser honesto é ser punido com a morte, denunciar é morrer.
    Todos sabemos, mas nada fazemos.

  4. recebido por e-mail:

    15.10.2007
    Pelo que sei, usando o slogan de Sócrates: ¨Eu sei que nada sei¨. Não penso que esta questão refere-se somente a senadores, podemos estender esta pergunta a todas as classes atuantes nesse ¨país¨. POR QUE OS DEPUTADOS FED. e EST. ROUBAM? – POR QUE OS GOVERNADORES ROUBAM? – POR QUE OS PRESIDENTES DA NAÇÃO ROUBAM? – POR QUE OS JUÍZES LALAU ROUBAM?????????, etc etc etc etc etc etc… Esta pergunta, na minha visão, é uma doença crônica da humanidade, principalmente no Brasil, sempre roubaram, sempre houve marmeladas mas tudo era feito ¨atrás dos panos¨ longe dos olhos da moral, da justiça que não enxerga mais ouve ou ouvia, do caráter, dos valores, das crianças, das esposas, dos amigos, dos cachorros, dos papagaios e etc etc etc etc etc etc… Tinham e têm um local secreto para barganhas, negociatas, atravessadas, marmeladas, pizzas de todos os gostos e sabores, corrupções, tramóias, e tudo que não presta é batido nos martelos, em nome da FRATERNIDADE IGUALDADE LEALDADE – MAÇONARIA, endossado pela IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA DE ROMA.(extinto IMPÉRIO ROMANO) -CAVEIRA E OSSOS, ILUMINATIS e outros antros, esta apologia que o ilustre DIAMOND fornece aos sem conhecimentos, que os cientista (Drs. Silvanas) chamam de comportamento racional precisamente porque ele emprega um raciocínio correto, mesmo que possa ser repreensível. Ainda bem que o filósofo Sócrates não leu nem ouviu está barbaridade; se não nem precisava de CICUTA, bastava obrigá-lo a ler o livro moralíssimo e cultíssimo de JARED DIAMOND, rs rs rs! Sem mais comentários das tuas baboseiras, Ernesto Friedman., tua proposta é ridícula, todo domingo na praia de Ipanema para jogar conversa fora e beber cervejas quadradas e fazer um minuto de silencio contra a corrupção. Só faltou pintar a cara , quantas besteiras, devias aproveitar a internet para fins úteis como: incentivar um grupo de sem conhecimentos, assim como os sem terra, os sem teto, os sem terem o que fazer etc. ou voltares para o mito da caverna de Platão, lugar de onde nunca devias sair. Quanto aos dois comentários a minha nota é zero, leia na bíblia OSÉIAS cap. 4 ver 6 O MEU POVO ESTA SENDO DESTRUÍDO, POR QUE LHE FALTA O CONHECIMENTO. Obs.: Sou semi ateu, acredito na verdade! Ass.: Realista da Silva. Duvido da publicação do meu comentário na íntegra. A VERDADE É UMA FACA DE DOIS GUMES. CAPTARAM?

    07.08.2007
    Eu continuo com esperanças. No Brasil, a Esperança é a última que rouba. Deve ter algum senador que não roube. São 81! Não sei se tem alguma Esperança senadora, mas não devemos desanimar. Pra que possamos manter a fé, devemos pedir a quebra do sigilo bancário de TODOS os senadores. Há de aparecer indícios de honestidade em pelo menos um!
    JRezende

    21.07.2007
    Na verdade o câncer deste país chama-se congresso e senado federal, em conjunto com o poder judiciário que é corporativista e não pune nenhum destes vagabundos. A solução é uma revolução civil onde o povo não deve mais respeitar estes cretinos que se acham grandes intelectuais e sabedores das dificuldades que temos. Só com demonstrações de revolta que estes miseráveis vão perceber que estamos com o saco cheio. Vamos à luta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.