---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------
S. Filipe é a capital da Ilha do Fogo, a ilha do vulcão do arquipélago das Ilhas do Cabo Verde
Veja a vista do “terreno” que o Google apresenta da Ilha do Fogo. Dá para ver o formato cônico da ilha, com aproximadamente 25 km de diâmetro. Ela é um vulcão de 7000m de altura se medirmos a partir da base no fundo do Oceano Atlântico, com cerca de 2800m de altitude acima do nível do mar. A cratera original, chamada de Caldeira, é demarcada pela escarpa em semicírculo que delimita o lado oeste da cratera, chamada de Bordeira. O vulcão Fogo aparece no lado leste. O lado leste da Bordeira não existe em virtude dos derramamentos de lava que tombaram este lado da cratera em direção ao mar.
A Ilha é cheia de mistérios e histórias. O vulcão Fogo, único ativo do arquipélago, define a cor do solo, o formato da ilha e é o foco da atenção dos turistas que vêm de todo o mundo para ver este magnífico fenômeno da natureza. Não duvidem, compensa a viagem.
A capital da ilha, São Filipe, é uma pequena vila no lado ocidental da ilha. Ela fica em cima de uma falésia e suas praias têm a areia negra, marca registrada da presença do vulcão.
O aeroporto é junto à cidade e é aonde chegam os vôos diários da Ilha de Santiago. Há também vôos que vêm da Ilha de Sal, para os turistas passarem o dia na ilha, quando fazem a viagem até o vulcão, almoçam e retornam no final da tarde para a ilha das praias e resorts. São Filipe é cheia de ladeiras e casas coloridas e, em certos momentos, lembra Olinda, em Pernambuco.
Do mirante principal da cidade, pode-se admirar a bela praia de S. Filipe, de areia negra basáltica.
Os barcos na praia e o litoral vistos do alto da falésia formam desenho interessante.
No passeio pela ilha nos deparamos com o menino que traz o peixe do mercado. Pedimos para fotografá-lo e obtivemos uma foto de grande contraste.
De S. Filipe partimos para ver o vulcão do Fogo, no Chã das Caldeiras. Mas isso já é outro artigo.
[Gustavo Gluto]
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.