---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------
Lourmarin e Cucuron estão distantes 8 km (ver mapa). Ficam ao pé da montanha do Luberon, no norte da Provence.
Chega-se a essas cidades de carro sem problema. Pode-se chegar pelo aeroporto de Marseille, de onde é fácil atingir as cidades interessantes da região. Também podemos vir de Paris, que é o caminho mais comum para os brasileiros que visitam a França. Descer de carro passando por Lyon é uma recomendação nossa. Lyon merece uma visita.
As duas cidades – Lourmarin e Cucuron – competem pelo título de mais charmosas da região. Seus cafés e lojas para serem exploradas a pé são distração perfeita para o turista. Visitei a cidade em janeiro quando praticamente tudo estava fechado e não tive a oportunidade de desfrutar dos cafés, galerias de arte e butiques de artesanato. C’est dommage. A foto abaixo é clássica. Aparece o belo perfil das casas de Lourmarin e mostra o Luberon ao fundo.
A outra cidade, Cucuron, menorzinha, também é uma graça. A Praça Etang (veja foto abaixo) ficou famosa por ser o ponto de encontro do casal romântico (Russel Crowe e Marion Cotillard) no filme Um Bom Ano (A Good Year), que, por sinal, teve o roteiro desenvolvido a partir do livro Um Ano na Provence, de Peter Mayle. A cena do filme mostra o café com cinema ao ar livre passando filmes em preto e branco ao fundo. Lembram?
Como nessa época de inverno os cafés estavam fechados, não posso fornecer dicas dos bares e restaurantes do lugar. Fiquei em casa de amigos na cidade. Também não tenho sugestões de hotéis para passar a vocês. Ou seja, sou um comentarista de turismo inútil.
Le Luberon é espetáculo a parte na região. Seu pico atinge a altitude de 1.125 metros. Fizemos uma marcha de 13 km pela montanha, junto com um grupo da Associação de Caminhadores (ou um nome parecido). Foi programa inesquecível. Passamos por plantações de uvas e lavanda, enquanto apreciávamos as belas casas da região. A caminhada percorrendo pequenas estradas, caminhos na mata, leitos secos de rios, todo tipo de terreno, é bom exercício físico e relaxa o espírito.
A vista abaixo mostra o momento em que passamos de um lado para outro da montanha e iniciamos a descida. A Provence aparece lá embaixo e, ao fundo, o Mediterrâneo. Infelizmente, o parque do Luberon não permite este passeio no Verão para evitar o risco de incêndios.
Passamos muito rápido. Espero ter a oportunidade para voltar, de preferência na Primavera, para ver as cores da Provence.
[Gustavo Gluto]
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.
Oi Guto, me lembrei do seu blog outro dia. Tinha visto uma excelente matéria sobre uma viagem que fez à Provença e pedi a autorizaçao para publica-la. Dedico o meu site a essa regiao e toda informaçao feita com qualidade é muito bem-vinda. Fico aguardando o seu retorno. Um abraço!
Respondendo: Oi Anatê. Pode colocar o link para nosso artigo. Publico seu comentário com o endereço de seu site. Desejo sucesso. Gustavo.
Assisti o filme Um Bom Ano e tive vontade de ver algo a respeito.Agradeço teus comentários,já que não tenho condições de viajar.Fico encantada com tantos lugares bonitos existentes no mundo dos quais só participamos nos sonhos ou agora via net.Maravilhoso.Muito obrigada e parabéns.
esta região é apaixonante, eu e meu namorado ja estivemos duas vezes, e pretendemos voltar, para quem vai, uma dica é não perder as feiras, onde vc encontra de tudo de frutas a roupas, e cada dia esta numa cidade, por exemplo nas terças feiras é sempre em Gordes , cartão postal da Provence
Muito bom! Que bela viagem, hein?! Estamos (Eu e meu marido) com uma viagem já marcada para 04 junho até 15 junho pela região da Provence, justamente nessa região da matéria. Chegaremos em Lyon de avião e alugaremos um carro, descendo em direção a Sisteron, Castellane, Cucuron, Lourmarin e adiante. Se tiverem mais alguma dica, de hospedagem p.ex, agradeceremos muito. Até mais. Iara