Rui Vaz, Cabo Verde

A região das montanhas da Ilha de Santiago oferece boas opções de passeios. A subida até a vila de Rui Vaz é uma maneira de tomar contato com a montanha e apreciar vistas magníficas da ilha e do oceano lá embaixo. A partir de Praia, deve-se sair pela variante, quando chegar a rotunda, tomar a direção da cidade de Assomada. Ao passar por São Domingos, uma entrada em 90 graus à esquerda, entre duas casas, nos leva à estrada de paralelepípedo que sobe até Rui Vaz. A subida impressiona. A gente vê São Domingos lá embaixo. Surgem montanhas e mar ao fundo.

Rui Vaz

Ao atingir o alto, passa-se junto às antenas de comunicação e encontramos um vale interno e plano. Em função da altitude, o verde fica mais forte e o ar se torna fresco. A vegetação muda. Aparecem alguns eucaliptos. Ao chegar ao pequeno vilarejo de Rui Vaz, o Pico da Chota domina uma vista panorâmica, com as cadeias de montanhas se espalhando ao fundo.

Rui Vaz

É comum moradores de Praia terem casa na serrra, em Rui Vaz. A pousada Quinta da Montanha chamou atenção. Lugar bem cuidado, tem vista deslumbrante. Oferece um bufê que é programa típico para as famílias que moram em Praia. A pousada é aconselhada para um fim de semana de descanso intercalado com caminhadas, que podem ser feitas por perto ou chegando até o Pico da Antonia, ponto mais alto da ilha.

Rui Vaz

Decidimos seguir em frente para descer a montanha pelo lado oeste da ilha. A partir daí, o caminho piora um pouco, exigindo, em alguns momentos, que se reduza a velocidade para contornar declives e pedras na estrada de terra. Então, aparece um desfiladeiro que parece ser o começo daquele que vai desembocar lá embaixo, na cidade de Cidade Velha. Conforme descemos, o clima volta a ficar seco. O fundo do desfiladeiro espera pela água das chuvas que chegarão no segundo semestre do ano.

Rui Vaz

A descida mostra terreno cada vez mais seco. Houve grande esforço de reflorestamento na área, que exibe plantações da acácia americana, árvore que têm alta resistência à seca. Mas, em alguns pontos, o deserto vence e a paisagem é estéril.

Rui Vaz

Erramos o caminho que nos levaria a Cidade Velha. Chegamos a Trindade e pegamos a boa estrada que leva de volta a Praia.

[Gustavo Gluto]
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.



16 thoughts on “Rui Vaz, Cabo Verde”

  1. Cabo Verde a minha terra querida que saudades.
    Toda vez que vejo uma foto de Cabo Verde começo a chorar…
    Pra voces que são de Cabo Verde “nos sangue é cabo verdian,no leva Cab Verd pa sempr na nos coração,quem ta long sabe o k ke um ta sinti.”
    bjs pra todos e tou com muitas saudades mesmo

    1. Hoje acompanhado dos meus primos estivemos a discutir e a tentar saber a origem do nome de Rui Vaz mas nem eu nem os meus primos conseguimos encontrar a resposta. Pesquisamos mas nada. Gostaríamos de ter essa informação de quem sabe. Um abraço e muito obrigado.

    1. é porque la é uma terra fertel e aida por cima tem um paisagem marravilhossissima e o clima é fresco os moradores de la e mpuitu jentiu ok beijo ken é de la tchau

  2. primo estas de parabens rui vaz ja merecia ser reconhecido no mundo enteiro gracas avoce e asua esposa que tenhas muito çusesço quando se fala na rui vaz so se fala na quinta da montanha que ja e um çuseço viva familia marques viva opovo de rui vaz de nando xilo portugal

  3. rui vaz terra que me vio nascer saudades iternamente no meu coração.um abraço pa tudo nhós nu ca mesti fadiga.Maruca marques

  4. Um dia vou conhecer a terra do meu pai e descobrir a humilde essência que inspirou a sua vida. Nunca fui a Cabo Verde mas hei-de ir e subir às montanhas de Rui Vaz

  5. OI RUI VAZ MINHA TERRA QUERIDA QUANTAS RECORDAÇÕES DE INFÂNCIA
    FIQUEI EMOCIONADA AO LER ESTE ARTIGO E GRATA A QUEM O FEZ. UM GRANDE ABRAÇO DAQUI DA TERRA DE SANTA CRUZ BEIJOS

  6. Rui Vaz terra sabi.fiquei feliz ao saber que muitas visitantes gostaram da minha terra Rui vaz.tenho soudades daquele ar puro e enesperado.
    Daquí de portugal vai um abraço fraterno para todos os meus.beijinhos .

  7. Sou emenso grato pela pela minha região radical e depois de ler esse artigo me despertou um sentimento de alegria e saudades da minha região iterna. Um abraço forte daqui de Portugal pra todos que o valorisa(Rui vaz) e pra todos que fazem parte dessa morabeza. E um beijo especial para os meus familiares.

  8. fiquei muito emocionada , depois de ler tudo isso , gosto muito de essa vila ou seja , rui vaz e um sitio em cabo verde que mais me marcou , sinto imensas saudades daqui de portugal um abraço a todos com muitas saudade .

  9. Ao ler o vosso artigo sobre a minha aldeia natal fiquei muito feliz e sentí imensas saudades de Rui Vaz.
    Daqui de Holanda envio a todos um fraternal abraço com muita amizade.
    João Ortet

  10. Acho que deveriam adjectivado um pouco mais o serviço da Quinta da Montanha; pelo iniciativa, por ser uma oferta ainda pouco explorada no interior Caboverdeano, pelos sabores oferecidos e sobretudo, pela forma simpática como Lindolfo Ortet sabe receber!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.