---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------
Esse negócio de blog na Internet é realmente uma bagunça em relação ao direito autoral. Afinal, é muito fácil pegar um texto ou uma foto de um site e colocarmos docemente em nosso blog. Fica bonitinho, não dá trabalho, parece que a gente gerou conteúdo. Não é ótimo? Estão fazendo isso direto com Polemikos. Pois estou impressionado mesmo é como a prática da cópia está ocorrendo com o conteúdo que geramos para Polemikos. Outro dia, escrevemos um texto bem interessante sobre o livro O Segredo. O nível de indignação dos feedbacks que recebemos aponta que dissemos alguma coisa certa naquela matéria. Bem, nosso artigo foi copiado para vários sites. Por exemplo, está no site shvoong.com devidamente copiado e postado por (na contagem de hoje) três espertos diferentes que tiveram a pachorra de fazer um cut and paste e colocar o material no receptivo site de resumos. A foto abaixo mostra a lista das resenhas piratas. Já deu para entender qual é o objetivo do site shvoong: “utilizar-se dos espertos para ganhar dinheiro com o trabalho dos outros”.
Outro site que utiliza esta prática é o AcidezMental. Este é bem esculhambado mesmo. Olhando o site dá para ver que seu objetivo é publicar alguma coisa para rechear a grande quantidade de anúncios que ele exibe. Infelizmente, ele gostou do nosso artigo sobre O Segredo e lá fomos nós parar neste espaço pouco recomendado. Pelo menos o ácido blog exibe sua proposta com todas as letras. Vejam sua posição sobre o direito autoral: “Já navego na Internet há algum tempinho (desde 1995) e vi que não adianta colocar a tradicional frase: Copyright© 2005 – by Fulano. As pessoas fingem não ver e copiam, até para usar em outras páginas, na cara de pau. Não tem jeito: o sujeito vê, acha legal e copia. Por isso, resolvi não colocar essa frase no meu site. Se quiser, copie! Fique à vontade. … Mas depois não me venha com viadices quando eu chupar o teu site também.” Isto é que é sinceridade para dizer que vai roubar o produto do outro.
Para sites mais pessoais, é até honroso que um texto nosso seja copiado. O pessoal registra que o original é de Polemikos. É um bom feedback de que acertamos. Mas não foi o caso de um texto sobre a senadora Ingrid Betancourt que encontramos no blog de Jarbas Cordeiro de Campos, que se diz jornalista, e copiou quase a íntegra do artigo. O cara define o objetivo de seu site como: “Aqui repercutimos e discutimos em alto e bom nível, em defesa do cidadão, do contribuinte e do consumidor.” Pobres os consumidores que precisam ser defendidos por um jornalista que copia o texto dos outros.
E as fotos? Temos uma boa matéria em Polemikos sobre Bariloche. Tem grande número de acessos. Fomos bastante felizes na escolha da “foto da capa” do artigo, mostrando a maravilhosa vista das montanhas e o lago perto da bela cidade argentina. Pois não é que esbarrei num site de turismo, o Mundo Viagens, desses que vendem passagem, em que nossa foto aparece com destaque na página principal. Vejam abaixo nosso artigo e a página do copiador Mundo Viagens. Também gostamos muito da foto, mas daí sair copiando, é sacanagem.
Bem, tem o lado bom da coisa. Eugenia Corazon publicou uma de suas poesias sobre as mulheres, que encontramos reproduzidas em mais de dez sites. A autora é normalmente citada junto ao seu texto. É prazeroso encontrar produtos nossos que são apreciados e disseminados.
Ficamos assim. Listamos alguns casos de cópia indevida de nossos artigos. Acho que a prática vai continuar. Que se há de fazer? Seguimos em frente.
Deixa de ser babaca, cara. O acidezmental citou a fonte e te deu link. Voce deve ter recebido centenas de visitantes nesse seu sitezinho remelento e ainda reclama. Va se *&$# !
Nota de Polemikos: Em tempo: Acidezmental não citou a fonte.