Voto de Confiança para o Choque de Ordem

---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------

Temos que dar um voto de confiança ao trabalho que o novo prefeito do Rio está fazendo. Nos últimos anos de governo de Cesar Maia a cidade estava jogada às traças. Eduardo Paes começou o governo com dinamismo surpreendente. Cercado de secretários jovens motivados para conseguir resultados, o prefeito foi pra rua. Paes vem realizando incursões significativas no espaço da cidade, tratando problemas que foram relegados ao abandono por seu antecessor.

É certo que o estacionamento de Kombis em estado de decomposição não é o maior problema do Rio. Camelôs que tomam conta das calçadas, tumultuando o caminho e facilitando a ação de assaltantes, pode não parecer algo que mereça atenção maior do governante. Esta visão limitada é mais um engano de nossa pouca prática como cidadãos de primeira classe. Esses “pequenos males” da cidade geram o ambiente de desordem generalizada que incentiva e potencializa todo tipo de ilegalidade. Assim como está comprovado que pequenos acidentes se acumulam e provocam grandes tragédias, observa-se que pequenos delitos deixados sem repressão desencadeiam a prática de grandes crimes. Se as leis menos importantes (existe essa classificação?) não forem cobradas, aquelas regras fundamentais correrão o risco de não serem respeitadas.

Precisamos ter mais noção da relação de causa e efeito de pequenas infrações que contribuem para gerar o clima de impunidade disseminado por toda a população. Pode ser difícil para o pedestre entender que a rua mantida mais limpa e desimpedida, agrada aos turistas, que vão gostar da cidade, voltar ou recomendá-la a outros turistas. E se muita gente vem ao Rio gastar dinheiro, é essa gente que vai aumentar o consumo, gerar empregos, que moverão a economia da cidade. A senhora caridosa que dá esmola para o pessoal que vive nas calçadas, é a mesma que reclama da bagunça da calçada, onde se esconde o assaltante que lhe rouba a bolsa. É parte de nossa incompetência como cidadãos, a falta de percepção da relação de consequência entre as pequenas mazelas urbanas e a má qualidade de vida de nossa cidade.

Palmas para Eduardo Paes. Ver um prefeito derrubar construções irregulares e discutir o crescimento desenfreado das favelas, restaura um pouco de nossa confiança no sistema eleitoral. Está dado a Eduardo Paes o voto de confiança, que é um voto de esperança. Mais uma vez recorremos à esperança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.