---------------------------------------------
Como ficar rico a qualquer custo
Um guia radical em forma de sátira! Uma sátira com fundo de verdade? Você decide. Veja o novo livro de Ernesto Friedman na Amazon: A Receita - como enganar muitos e sorrir
---------------------------------------------
Por que um decálogo? Porque a palavra é bonita, ora! Tem força, impressiona. Decálogo são dez regras. O mais famoso decálogo foram os dez mandamentos bíblicos. Coisa fina. Nosso objetivo é mais modesto: apresentar algumas regras básicas para a boa prática da cidadania. Não sei se teremos as tais dez regras. Talvez tenhamos mais. Só por pura coincidência acertaremos numa dezena de recomendações. Manteremos o charmoso título decálogo seja qual for o número total de sugestões de procedimentos que listarmos abaixo. Trata-se de uma “obra em construção”.
Apresentaremos regras de conduta que podem contribuir para melhorar nossa vida na cidade. Algumas serão bem práticas e fáceis de executar. Outras serão emblemáticas, só um ensandecido para colocá-las para funcionar. Sei não, tem maluco pra tudo!
Deve surgir uma crítica imediata aos nossos mandamentos. É que vários deles trazem a impressão de serem meras posturas para impedir que pessoas com menos recursos sobrevivam nas ruas de nossa cidade. Pode parecer que nossas sugestões são simples demonstrações de elitismo. Como estivéssemos em campanha contra fazer caridade. Não se trata disso. Nossa intenção é apontar que, muitas vezes, por mera preguiça, ou sentimento de culpa, ou simples medo, nossas ações são danosas a nossa cidade. Afinal, se há interesse sério em fazer caridade, existem inúmeras ONGs que fazem trabalhos importantes. Qualquer cidadão pode dedicar parte de sua renda a estas instituições. Seja a culpa justificável ou não, ela não inocenta aquele que por ações equivocadas incentivam atividades que determinam a deterioração da qualidade de vida de nossa cidade.
Chega de preâmbulos, vamos às regras. Cliquem nos títulos abaixo para ver a descrição e justificativa para o “mandamento”.
1 – Não comprar dos ambulantes quando estiver parado nos sinais luminosos
2 – Não aceitar papéis de propaganda distribuídos nas calçadas da cidade
3 – Não ser cuidadoso com os veículos que estacionam nas calçadas
4- Não jogar lixo nos espaços públicos
[Sebastião Agridoce]
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.
Não jogar lixo nos espaços públicos seria uma boa regra para incluir nesse decálogo…
Respondendo: Sem dúvida. Vou colar até a sua definição. Obrigado.