Bariloche: sobre o clima

Se você deseja informações mais atualizadas acesse diretamente Caderneta De Viagem. Os artigos de Gustavo Gluto sobre Bariloche estão sendo atualizados no site cadernetadeviagem.com com dados a partir de 2010.

veja outros artigos sobre Bariloche: geral | levar | chegar | dormir | comer | passear | comprar | esquiar | o clima

neve em Bariloche em 26 de maio de 2010! acompanhem as previsões do tempo!

abaixo: bonita neve em Cerro Catedral em 5 de agosto de 2009

bariloche 2009

O clima é uma preocupação básica para quem vai viajar a Bariloche. A pergunta mais frequente que enviam pra gente é: “quando haverá neve em Bariloche?” Quando começa a nevar? Quando termina? A regra que parece mais forte : “Em junho começa a nevar. Em setembro, termina.” A variação de ano para ano é muito grande.

As câmeras online permitem acompanhar como está a neve em Cerro Catedral e na cidade. Há várias:
- bariloche.org tem uma câmera mostrando a base de Cerro Catedral (clique aqui)
- Catedral Alta Patagônia, a empresa que administra a estação de esqui de Bariloche, também tem sua câmera (clique aqui)

Acompanhe a neve no site da empresa Catedral Alta Patagônia (clique aqui).

A neve é o grande objetivo da viagem a Bariloche. A neve pode começar em maio, mas é pouca. Depois da segunda quinzena de junho a neve é mais provável. Depende da sorte. Pode nevar muito em junho e ficar todo o mês de julho com pouca neve. Já cheguei no início de agosto e, junto comigo, chegou a neve que estava ausente por quase todo mês de julho. Nem havia mais neve na base da montanha. É comum encontrar neve no início de agosto. Na segunda semana de agosto de 2006 caiu uma nevasca tão forte que deixou a cidade de Bariloche isolada. Em 2008 a neve caiu firme na semana de 11 a 15 de agosto. Em setembro, ainda há neve no alto da montanha, mas as chances de nevar são bem menores. Entretanto, em 2008, ainda nevou bonito no início do mês. Resumo da ópera: quando viajamos temos que ter sorte para acertar no clima. Já teve verão no Rio de Janeiro que choveu por todo o mês de janeiro. Quem tirou férias na cidade maravilhosa nessa época se deu mal. Em 2009, em Bariloche, a neve caiu bem no início de agosto. O ano teve melhor neve no meio de agosto. Chegou a nevar em 3 de setembro de 2009.

Veja abaixo o calendário da neve em Bariloche no ano de 2009. Marcamos com NE os dias em que nevou.

MAIO 2009:

S T Q Q S S D
        1 2 3
4 5 6 7 NE NE 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 NE 24
25 26 27 28 29 30 31

.

JUNHO 2009:

S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 NE
15 16 17 18 NE 20 21
22 23 24 25 26 27 28
NE NE          

.

JULHO 2009:

S T Q Q S S D
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
NE 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    

.

AGOSTO 2009:

S T Q Q S S D
          1 2
3 4 NE 6 7 8 9
10 NE NE 13 NE NE NE
NE 18 19 20 NE NE 23
24 25 26 27 28 29 30
31            

.

história a neve em 2009

O jornal O Globo de 8 e 9 de maio de 2009 registrava, na seção do clima, que nevou em Bariloche. Era a temporada que chegava. Nevou em 23 de maio! Nevou de novo em 14 e em 19 de junho. E voltou a nevar regularmente nos últimos dias de junho. Também nevou em 20 de julho e 5 de agosto. Voltou a nevar em Bariloche em 11 e 12 de agosto.

Informe de Cerro Catedral, 05.08.09: “O dia amanheceu com uma grande nevasca em Cerro Catedral. As nevadas têm sido constantes desde a madrugada dessa 4a feira. Na base da montanha se acumulou neve com 20 centímetros de altura e, a partir da cota de 1200m, a neve que caiu supera 75 centímetros de espessura. As precipitações de neve continuam. Espera-se que estes números continuem crescendo e as condições do centro de esqui sigam melhorando.”

Nevou de 14 a 18.08.09. O noticiário do centro de esqui registrava em 14.08.09: “A neve cai sem cessar em Cerro Catedral. Até meio-dia a neve se acumulou com espessura de 35 centímetros na Base.” De novo, a segunda quinzena de agosto mostrou-se boa época para o esqui em Bariloche.

O jornal O Globo de 13 de outubro trazia, em sua seção de clima, a informação de que nevava em Bariloche. Em 19 de outubro também foi registrado que nevava. É uma neve tardia que deve ter feito a felicidade dos turistas que arriscaram um passei em outubro. Feliz deles, que curtiram esta neve.

[Gustavo Gluto]
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.

Marcados com: , ,
Publicado em viagens
16 comentários sobre “Bariloche: sobre o clima
  1. déborah disse:

    Pretendo esquiar dia 18/09/2011.
    Será que ainda conseguirei?

  2. leonardo disse:

    eu acho que julho é o melhor més pra ir vão nesse més vai nevar

  3. isadora disse:

    pretendo ir no dia 11 de setembro, será que ainda vai ter neve para esquiar?
    obrigada!

  4. virginia disse:

    Ola,eu e minha familia estamos vendo se vale a pena ir a bariloche dia 21 de junho por causa do vucao sera que vale a pena
    Sera que vou aproveitar
    tera neve nessa epoca
    por favor responda

    Respondendo: Oi Virginia. A situação é completamente nova para todos os turistas. A cidade está se esforçando para colocar tudo em ordem (leia-se, limpando as cinzas das ruas) para poder receber os visitantes. Se nevar nessa época, as estações de esqui deverão funcionar normalmente. Acompanhe as previsões pelos sites recomendados no site. É importante acompanhar também o humor do vulcão. Nada podemos fazer quanto a ele jogar cinzas ou não sobre a cidade. Se jogar, os voos serão interrompidos e a cidade perderá sua beleza. Espero que possa curtir sua viagem.

    • Fabiana disse:

      Pessoal, recebi um e-mail do meu hotel cancelando minha reserva pois a informação que passaram para eles lá é de que o aeroporto estará fechado até 15/07…..eu dancei!!!!!!
      Beijos

      • Fabiana disse:

        Vale a pena dar uma olhada no site da aerolineas argentinas, lá constam os voos cancelados até dia 15/07. Melhor olhar e já começar a correr para pedir o reembolso.

  5. Rafael disse:

    Ola estou acompanhado a previssao de neve e gostaria de saber se é possivel nevar no inicio de junho e se para esse ano a previssa de neve esta alta?

  6. Adrieny Umbelina Lucas Moreira disse:

    Há probabilidade de ter neve na primeira semana de agosto deste ano 2011 em bariloche?

  7. gisela disse:

    Vou para bariloche no dia 24 de setembro de 2011, será q ainda tem neve nesta época???

    Respondendo: Prezada Laura. Não deverá haver mais neve nas áreas de esqui. Talvez, muito pouca neve nas pistas mais em cima. Mas, certamente, haverá neve nos cumes para garantir a beleza das fotos. Boa viagem.

  8. Veruschka disse:

    Estou indo a Bariloche dia 2 de setembro 2010 com 6 meninos de 12 a 15 anos loucos para ver neve e descer por ela. Vamos conseguir ?

    Respondendo: Isto é que é uma tarefa árdua. Cuidar de uma turma assim deve dar trabalho. Ainda deverá haver boa neve no início de setembro. Vale torcer para que ainda caia bastante neve até lá. Vocês vão conseguir. Boa viagem.

  9. Vanessa Navarro disse:

    Boa tarde, estou indo para Bariloche pela primeira vez, nao para esquiar pois estou indo em Setembro…. queria uma dica sobre os hoteis… alguma ideia??? Obrigada

  10. marina disse:

    olá,
    gostaria de saber se qdo na previsão meteorologica diz neve esparsa, onde esta neve vai cair , na cidade ou na montanha?

    Respondendo: Oi Marina. Não sou muito bom em meteorologia, mas o conceito de esparsa deve ser de que a neve não cai densa, portanto ela é dispersa e pode cair em alguns lugares e em outros não. A esparsidade não define se cai na cidade ou na montanha. Houve uma questão também sobre “saraivada”. Quer dizer: “Grande porção de coisas que sobrevêm como saraiva ou descarga (4), ou se sucedem com rapidez”. No nosso caso, quer dizer que a neve vai cair em pancadas movidas pelo vento. Acho que é por aí…

  11. isadora disse:

    posso usar galocha lá ou não?

    Respondendo: Pode. As botas de borracha junto com tênis que vai dentro da galocha permitem andar na neve sem ocorrer o problema de molhar. O isolamento não é muito bom, mas dá pra fazer.

  12. carlos disse:

    vou para bariloche em novembro, como estará o clima nesta época?

    Respondendo: Veja aqui matéria sobre o clima.

  13. Claudia disse:

    É mais barato comprar roupas de frio lá ou aqui?

    Respondendo: Essa é fácil. Lá é mais barato e a variedade é maior. Veja o artigo de Caderneta de Viagem (clique aqui). Quando retornar, nos mande uma dica das compras em Bariloche. Veja também dicas sobre o que levar na mala. Clique aqui para ver o artigo. Boa viagem.

  14. fers disse:

    vou para bariloche em julho, vai ter neve nessa época? qual o dia mais provável de julho onde haverá mesmo a neve? e mesmo que nao esteje caindo do céu, no chao vai ter neve?

    Respondendo: Acertar o dia não dá. Vai ter neve na época. Vai ter neve no chão, mas talvez você precise andar até o chão certo. Ver cair do céu é questão de sorte. Faz parte da emoção do passeio. Boa viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Parceiros