Cidade de Praia, Cabo Verde

cidade de praia

Praia é a capital de Cabo Verde. Fica na maior ilha do arquipélago, a Ilha de Santiago. (clique para ver no Google Maps)

Veja outros artigos sobre recantos de Cabo Verde: Cidade Velha, Praia de São Francisco, Praia de São Tomé, Ida da Cidade de Praia a Tarrafal, Retorno de Tarrafal a Praia e Serra e Rui Vaz.

chegar dormirpassearcomer&bebercomprar

Praia é a capital de Cabo Verde desde 1769, quando substituiu a antiga capital Ribeira Grande (hoje chamada Cidade Velha), que era pouco protegida e sofria periódicos ataques de piratas ingleses e franceses. O porto de Praia era mais seguro. A existência de um platô elevado dava melhores condições de segurança para situar a capital do país. Até hoje o centro histórico da cidade se mantém no Plateau. A geografia básica da cidade pode ser comparada a do Rio de Janeiro. Do Centro, no Plateau, descendo para o sul, passamos pela Praia de Gamboa, que equivale, na geografia carioca, à Praia do Flamengo. É a zona de passagem para os bairros mais nobres, localizados junto ao mar. Defronte da Praia da Gamboa há uma ilha, Sta. Maria, com ruínas de antigo hospital onde os viajantes eram deixados de quarentena. Já se falou em construir ali um cassino ou outro centro de atração para o turismo, mas ela permanece deserta. Não está feio assim. A foto abaixo mostra parte da praia da Gamboa, a Ilha de Sta. Maria, o porto mais ao fundo. À direita, surgem as casas da Prainha.

cidade de praia

Seguindo para o sul, chegamos a Prainha, região nobre, com grande concentração de embaixadas, como as dos EUA e França, e bons hotéis.

cidade de praia

A Prainha é a Ipanema da Cidade de Praia. O mar visto da Prainha mostra sempre a bonita imagem do farol de D. Maria Pia.

cidade de praia

A cidade continua a crescer para o sul, como aconteceu com o Rio. Depois vem a Praia de Quebra Canela, com cerca de 150m de comprimento e com sua terra escura.

cidade de praia

Mais adiante, o grande empreendimento de Palmarejo fez surgir um bairro planejado para a classe média alta, com ruas de boas casas e prédios modernos, com varandas voltadas para o mar. É a Barra da Tijuca da Cidade de Praia.

cidade de praia


Para chegar

O aeroporto Francisco Mendes fica a poucos minutos da cidade, ligado por uma estrada nova que mostra a preocupação com infra-estrutura para a economia e o turismo do país. Do Brasil, a TACV (Transportes Aéreos de Cabo Verde) tem 3 vôos semanais ligando Fortaleza a Praia em 3 horas e 15 minutos. A TAP tem vôos diários para Lisboa e a Air France utiliza a rota por Dakar, no Senegal, para servir o arquipélago. A partir de Praia, as ilhas vizinhas são alcançadas por vôos regulares, que é a melhor e mais rápida maneira de visitá-las.

A cidade é servida por ônibus, mas, a menos de interesse particular pela vida local, a melhor maneira de se deslocar é nos táxis sempre disponíveis e em boas condições. Uma corrida do Plateau à Prainha, custa 150 escudos, pouco mais que 1 euro.

Para passeios pela Ilha de Santiago, a partir de Praia, o aluguel de carro é disponível e as estradas apresentam boas condições. Um carro simples custa, para o aluguel por 24 horas, cerca de 45 euros. A loja CVRent, situada na Prainha, tel. (238) 2611112. tem bom serviço. O dono, Hugo Silva, é simpático e oferece serviço de qualidade. É boa fonte para dicas restaurantes e outros serviços na cidade.


Para dormir

Para quem chega a Praia há alguns hotéis mais simples no Plateau. A vantagem é estar perto do comércio tradicional da cidade. Nas praias mais famosas, encontramos hotéis de alto padrão. O Hotel Pestana Trópico, construído onde era a antiga prisão da cidade, tem os quartos voltados para bonita piscina interna com vista para o mar. O Hotel Oásis Atlântico Praiamar, conhecido como Praiamar, é o mais bonito da cidade. Encravado no promontório onde fica o farol da cidade (veja foto abaixo), tem os quartos voltados para o poente, com bela vista da praia de Quebra Canela. Tem quadra de tênis, boa piscina e serviços como um curso de mergulho no belo pedaço de mar junto ao hotel.

cidade de praia


Para passear

O Plateau, centro histórico da cidade, é o passeio padrão para começar a conhecer Praia. Logo no início da Av. Amílcar Cabral, há que conhecer a Praça Albuquerque, coração da cidade, com belas casas antigas. A praça possui uma fonte de água, quase um monumento à luta contra a escassez do líquido no arquipélago. Veja abaixo uma foto da praça.

cidade de praia

Subindo a Av. Amílcar Cabral, chega-se ao mercado central da cidade. Ali, as mulheres chegam cedo de manhã para vender legumes, frutas, peixes e artesanato. As cores das roupas, o som das conversas, os produtos, tudo contribui para agradar a curiosidade do viajante.

cidade de praia

O Plateau oferece boas ruas para caminhadas. No centro do bairro, poucos minutos a pé a partir da praça principal, em outra praça, a 10 de Maio, encontramos o Café Sofia. É ponto de encontro de dia e de noite para um café. As praças oferecem wireless. É comum ver pessoas nas mesas da calçada do bar ou nos bancos das praças com seus notebooks conversando com o resto do mundo.

cidade de praia


Para comer&beber

Uma peculiaridade de Cabo Verde é a dificuldade em achar Coca-Cola Light. Os bares e restaurantes só oferecem refrigerantes com açúcar. Só encontrei Coca Light, ainda assim em lata, no principal supermercado da cidade, o Calú e Ângela. Engarrafada, só mesmo Coca açucarada. Entretanto, a Coca-Cola descafeinada é fácil de achar. Ou seja, o povo engorda com o açúcar e fica calmo sem a cafeína.

A propósito, no supermercado se encontra de tudo. Os produtos importados cobrem dos queijos franceses aos vinhos de Portugal. Não há dificuldade em comprar um Brie Président ou um vinho Cartuxa ou Quinta da Pacheca.

Alguns restaurantes interessantes na cidade:

O Poeta: Situado na Achada de Santo Antonio, ao lado da Embaixada de Portugal, fica no alto, com bela vista para a Prainha. O lugar é sofisticado e seus preços são diferenciados. A freqüência dominante é dos mais abastados e turistas. A lula grelhada com queijo acompanhada de legumes estava supimpa.

Sovaco de Cobra: Foi uma agradável descoberta. Fica na Terra Branca, em lugar simples, que permite conhecer um pouco mais do interior da cidade. Suas cadeiras de plástico na porta escondem a boa qualidade do lugar. É um estilo de comida mais “hard”. Experimentei entrada de lingüiças e, como prato principal, uma excelente carne seca desfiada com feijão branco (preço do prato: 6 euros). Isto foi saboreado com a companhia de caipivodcas de limão bem preparadas. O lugar também oferece crepes. É visita certa para quem vai à Cidade de Praia.

Casa Nova: Restaurante simples num sobrado do Plateau, com ar condicionado. Cozinha portuguesa. Bom bacalhau com batata.

Kapa: Conhecida como uma pizzaria onde os “copo de leite”, os bacanas, vão jantar. Os carros de luxo estacionados a volta da casa atestam o fato. Localizada junto à praia de Quebra-Canela, tem vista privilegiada para o pôr-do-sol. De noite, um saxofone tocava Tom Jobim. Muito agradável. A pizza é fina e saborosa, talvez um pouco gordurosa, é experimentar pra dizer. Cuidado ao pedir uma Marguerita, a casa faz esta pizza com queijo e presunto.

Dragoeiro: Achada S. Antonio. Tel. 2623335. Agradável lugar para conhecer a gente de Cabo Verde. Famoso por seu frango na brasa, feito em grande forno de carvão. É bom lugar para marcar com amigos para uma cerveja.

Beramar Grill: Chã D’Areia. Tel.: 2612826. Oferece peixe e bacalhau de qualidade. Sua barriga de atum é famosa. Um bacalhau com vinho branco do Fogo atende bem. O preço não é baixo.


Para comprar

Cabo Verde não é um sítio para compras. O forte do turismo das ilhas é ver suas belezas naturais e de seu povo. Os panos coloridos feitos no país impressionam pela bela padronagem. Vale a pena comprá-los como lembrança da viagem.

[Gustavo Gluto]
Copyright © [Polemikos]. Todos os direitos reservados.



70 thoughts on “Cidade de Praia, Cabo Verde”

  1. Gostei bastante desta matéria e acho que é uma das mlhores formas de divulgar a cultura cabo verdiana….

  2. Ola meu nome e vania moreira.. Sou portuguesa mas o meu pai e caboverdiano ele se chama jeronimo gomes moreira alcunha dele e rami. Ele nasceu em cabo verde, praia, santiago, nossa senhora de graca.. Gostava muito de conhecer cabo verde e a familia da part do meu pai.. O meu avo se chama teofilo moreira e a minha avo se chama margarida gomes cardoso.. Tenho la muito familia em lem ferreira e terra branca que gostava de conhecer.. Se deus kizer vou a cabo verde este ano 2012 sei que e um pais muito bonito

    1. Ola bom dia miga eu tambem queria encontrar familiares da parte do meu pai ele chama-se gaudencio mendes moreira ,como faço para encontrar a familia dele e para mim era uma grande prenda pois desde k nasci nao conheço ninguem pois eu nunca sai de portugal e ja tenho 27 anos mas agora é k tou em força para saber dos meus avós em cabo verde ,ajudas-me

      1. Olá sou português meu pai é cabo-verdiano e se chama Gaudencio Mendes Moreira ! Será que tem algo a ver com isto ! Meu nome é Bruno Silva sou de Lisboa

      2. Porque ando também atras da família do meu pai em caboverde ,meus avós ! Gostava mesmo que me ajudassem meu contacto é 910645976

  3. Estou louco por conhecer praia em cabo verde e mais ainda a andréia da silva moassab. Admiro sua pessoa andréia,seu trabalho e o que tem feito aí. Quero trocar experiência e desenvolver um projeto arquitetônico aí. E você é a pessoa mais indicada para me orientar. Aguardo contato 01594 91081027

  4. Olha, gente, queria saber onde ficava a Cidade de Praia e, conversando no meu trabalho, Univ. Fed. de Rondônia, Brasil, resolvi procurar no “santo” Google. Qual não foi a minha surpresa!!!Que lugar lindo, e em Cabo Verde, um lugar que quase fui de mala e cuia, alguns anos atrás.Um dia irei, porque é linda a PRAIA, realmente parece o Rio de Janeiro, onde nasci. Quem quiser me conhecer, mesmo que por internet, me procurem… Abraços cordiais desde Brasil!!!!!

    1. Ola Angela Cavalcante, fico feliz, por teres adorado a minha cidade! Assim, te convido a vir conhecer esta bela cidade e quica as demais oito ilhas habitadas deste arquipelago chamado Cabo Verde, pois cada um reserva um encanto diferente, desde vulcoes activos, vales verdejantes, gente simpatica, geografias diferentes, microclimas, noites agitadas, mas tambem com noites caboverdianas, com musicas tradicionais, enfim, irias adorar. Sou Director da Radio Mosteiros e podes nos escutar on line e teria muito gosto em recebe-la na minha humilde casa. O meu contacto e 238-2625045 ou entao podes usar o e mail da Radio. Um abraco deste povo irmao!

  5. Estive em Cabo Verde na cidade da Praia em Junho e estive num restaurante chamado Plaza Park. Este também é um bom lugar para almoçar

    1. Também estive na cidade da Praia, em Maio do ano passado, durante dez dias. Tive oportunidade de visitar o Tarrafal, que me impressionou muito, pois é fácil imaginar o quanto sofreram os que tiveram a desdita de lá “passar”. Gostei imenso de C. Verde e não esqueço o Hotel Pestana Trópico e o seu magnífico restaurante. Espero poder voltar…

      1. 1. Gostaria de saber de alguém se o visto de entrada (passaporte português) pode ser adquirido no aeroporto do Sal ou Praia, 2. Para quem vai por muito tempo (60 dias) como encontrar um local bom e barato para se hospedar na cidade da praia? 3. Alguma outra dica para estadias longas (Wi-fi, sim cards, etc). Obrigado

  6. Olá!! Estive em Cabo Verde na cidade da Praia, em maio/2011 …. Cabo verde estou apaixonada por ti e pelo povo lindo que tive o prazer de conhecer … Sou brasileira e vivo em São Paulo uma das maiores metrópole do mundo e estou disposta a trocá-la por Cabo verde .. onde se pode ouvir o barulho do mar … ha aquele mercado maravilhoso com mulheres as vendedeiras … e o sucupira com aqueles homens costurando … um povo alegre e cordial.

    beijos cabo verde e até breve!!!!

  7. Saudação cordial.
    Ainda não fui à cidade da Praia mas imagino: quando lá for por lá ficarei,nas praias,nas
    avenidas,na simpatia do povo.

  8. tou realmente encantada com a beleza natural da cidade de praia da ilha de santiago em caboverde.nao tenho palavras para descrever tanta beleza que uma cidade ou pais pode ter.que pena que so vi pelas imagens na net ,gostaria de viver la para conhecer de perto este lugar maravilhoso ai quem me dera ter essa oportunidade de poder viver la .mas um dia eu hei de chegar nao se precupe ,caboverde que espere .um grande beijo para todas as caboverdianas .

    1. antonia vi seu comentario sobre praia em cabo verde. gostaria se possivel saber o que houve de mal contigo lá! pois tenho um convite pra ir, mas tenho receio do que encontrarei! obrigada.

  9. ola cabo verde espero tar ai brevemente e conheçer estas praias maravilhosas e ter muitos amigos e aprender esta vossa lingua que eu acho o massimo bjos

  10. QUANTO CUSTA UMA PASSAGEM DE FORTALEZA PARA CABO VERDE PRAIA, NO MES DE JUNHO SE POSSIVEL NO DIA MAIS BARATO E SEM CONEÇAO OBRIGADO

  11. tou de partida pa cabo verde pela primeira vez na vida dia 02 de julho de 2010 nao vejo a hora de embarcar.saudaçoes lusas até la.

  12. Cabo-verde pelas imagens dá muita vontade de conhecer e ver de perto,eu tive a felicidade de conhecer e, Amar um caboverdiano,fui muito feliz durante dois anos,infelizmente ele teve de voltar para a linda cidade da praia,mas quem sabe um dia,vou fazer-lhe uma visita e conhecer as suas raízes,conhecer o país e as suas culturas.
    Cabo-verde um dia vou conhecer-te de perto!!!!

  13. tive na praia 1 mes e meio em dezembro de 2009 fiquei fascinado povo maravilhoso deixei muitos amigos um dia vou voltar achada de santo antonio quebra canela que saudade abraço cabo verde que loucura

  14. Olá Cabo Verde ! estarei aí em breve.
    Farei uma visitinha a vocês em julho. Eu adoro Cabo Verde, tenho um namorado da cidade da Praia que conheci no Brasil, iremos nos casar e em dezembro moraremos em cabo verde. Será um grande prazer.

  15. Eu moro em no estado de mato grosso do sul cidade Navirai ´´Brasil`´muito lindo o pais de cabo verde .. sera que terei amigos aiii…

  16. Bom dia cabo verde eu estou a procura de alguem que ai no sitio da praia tenha vontade de abraçar um negocio de gelados pois tenho neste momento maquinaria italiana para a producao de gelado artesanal se houver alguem com interesse for favor nao exite em contactar-me ….bem haja ….obrigada……

  17. Mutos anos longe de Cabo Verde (no Brasil), ainda não encontrei quem descrevesse o meu país tão bem. Obrigado pelas ricas e atuas informações.

  18. Sou missionaria e vivi 10 anos em Guiné-Bissau tambem um lindo país ,onde conheci meu esposo que é caboverdiano e estamos indo morar em Cabo Verde se Deus quiser no proximo mes.Muito obrigada pelas informações e pelas lindas imagens.Fico mais tranquila em saber que é um bom e lindo país o lugar onde vamos morar.

  19. ola gostaria de entrar em contcto cm alguem da familia de francisca dias lopes ja falecida a mts anos.e k tou casada com um filho dela o lindoca.e gostava k a mh filha tivese contacto com alguem d terra do pai.o meu sogro veio a mts anos para portugal com os filhos,o meu sogro chamava se jose azevedo…por favor ajude me eles viviam na cidade da praia

  20. Sou Africana natural de Angola, vivo em Portugal a muitos anos mas este ano a 26 de Fevereiro vou conhecer Cabo Verde. Já a muito que queria conhecer esta joía d´Africa. Cidade de Praia é o meu destino espero gostar estou em pulgas.

  21. eu sou caboverdiana ainda por cima nasci e morei durante muitos lá mas só agora consigo ver como meu país é lindo. tenho saudades de CABO VERDE………

  22. Também nós há 46 anos éramos felizes nessa linda cidade da Praia, durante os 3 anos que lá vivemos. E continuamos a ser no Lobito, na Beira,e novo no Lobito e depois em Portugal.Pena, muita pena depois não ter sido sempre assim. Lá no Alto alguém olha para nós todos e pede para darmos as mãos antes que seja tarde e não seja mais possivel. Saudades de Cabo Verde

  23. Recordo com saudades 3 anos que vivi na cidade
    da Praia, há 46 anos ! Foram tempos que jamais
    esquecerei. O convívio, a amizade das pessoas,
    o clima de confraternização inesquecível, os bons tempos passados na “MORABEZA”, no
    jardim, a musica do saudoso regente, as doces
    mornas. as coladeras. Um passado feliz na minha
    vida. Tudo de bom para Cabo Verde.

    Mota Miranda

    1. Senhor Conselheiro Artur Mota Miranda

      Sou Eurico Pinto Monteiro e fui seu colega no sexto e sétimo anos, alinea e) no Liceu Adriano Moreira. Vivo em Cabo Verde, Cidade da Praia.

      Tenho no meu Facebook uma fotografia, em que o Senhor Conselheiro está, tirada aquando de uma visita de estudo à Cidade Velha, em 1966. dos alunos da disciplina de História.

      Se me der o seu correio electrónico poderei enviar-lhe a dita fotiografia.

      Cumprimentos ao Albano.

      Eurico

      1. Sou o pai do Artur José, que referiu na sua mensagem, que
        ocasionalmente vi hoje na Internet. Tenho quase 84 anos e
        recordo com muitas saudades os 3 anos em que vivi nessa
        cidade, que tenho sempre no meu coração. Tenho visto algumas
        imagens e o Palácio da Justiça onde trabalhei. Mantenho sempre
        o desejo que voltar à cidade da Praia e tomar um cafézinho na
        Morabeza. É o meu sonho. Um abraço afectuoso. Mota Miranda

      2. Caro Senhor Eurico Pinto Monteiro,
        Li a sua mensagem. Por favor contacte-me. Gostaria de
        ter notícias suas. Tenho sempre a Cidade da Praia no
        meu coração.

        Um abraço afectuoso.
        Mota Miranda, pai do Artur José.

  24. OBRIGADO POR TER POSTO EXAX IMAGENS NA NET, EU ADORO MEU PAIS SIMPLISMENTI MINHA TERRRA ACHADA SANTO ANTONIO , EXAX IMAGEN MIM TRAKA MUITAX COIXAX DA MINHA INFANXIA QUE FOI MXM FIX QUE NAO VOU EXQUEXER NUNKA, QUE FOI TOTALMENTE NEXIX LUKARES QUE ESTAO NESTAX FOTGRAFIAX,

  25. Cabo Verde é lindo, tanto nas belezas naturais quanto das gentes dessa terra. Eu sou brasileiro, mas fui abençoado em passar boa parte de minha infância e juventude em Cabo Verde, de modo que herdei muito da cultura de Cabo Verde… é um consolo saber que nesse mundo louco e acelerado que agente vive, existe um lugar que ainda é possível viver uma vida calma, não necessariamente desconectado do mundo e onde a amizade e contato entre seres humanos é possível de uma maneira tão natural e sincera, e onde isso é um estilo de vida. Eu morava no interior da ilha de Santiago, na cidade de Assomada.

  26. Gostaria muito de conhecer e viver por alguns anos nessa capital de Cabo Verde. Pareceu-me uma capital provinciana de povos humildes e prestativos. Conversando com uma caboverdiana que a conhecir em outro país ela disse que o país é pequeno ,todavia, bonito.

  27. conheci este mês a ilha do Sal ,maravilhosa, a proxima será Santigada de certeza absoluta obrigada pela dica.
    Setubal Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.